terça-feira, 9 de novembro de 2010

Philadelphia


É tão bom encontrar alguém que compartilha os mesmos sonhos que você, que tem espírito aventureiro e coragem suficiente para te incentivar a colocar em prática tudo aquilo que você sempre quis fazer... 

E foi com esse espírito aventureiro que na manhã chuvosa da última quinta-feira, dia 04 de novembro, colocamos em prática o nosso plano de alugar um carro e partir para a Philadelphia, onde Thico faria a prova do TOEFL, previamente agendada para o dia seguinte.


Ao chegarmos na locadora, fomos muito bem atendidos por uma "figura" que nos auxiliou a ajustar o banco do carro para que a "pequena" aqui pudesse dirigir, já que o "pequeno" esqueceu a carteira de habilitação no apartamento.

Ficamos imensamente satisfeitos com o carro, super bonito e moderno, mas eu não contava com um pequeno detalhe (eis o primeiro desafio)... dirigir um carro automático, rs. Bom, para aqueles que um dia vierem a enfrentar esta mesma situação, devo tranqulizar os possíveis marinheiros de primeira viagem: é muito fácil. Após breves explicações do meu co-piloto (né por nada não), mas tirei de letra... hahaha...     

Na foto acima já havíamos passado "em casa" e eu já havia perdido meu posto de "pilota" pro rapazinho, kkkkkkk

  
Guiados pela moça do GPS (com a qual tivemos algumas discussões e divergências, é claro), colocamos o pé na estrada em busca de desafios, novidades, cultura e conhecimento! Sim, conhecimento! Pois cada visita a um dos museus pelos quais passamos, foi impregnada pela história viva de um povo que se orgulha da sua terra e faz questão de registrar cada um dos episódios que marcaram sua trajetória histórica.


Apesar da chuva, tivemos uma bela recepção na Philadelphia com a chegada por esta ponte que marca a entrada da cidade. A Philadelphia foi a primeira capital dos Estados Unidos e local onde se reuniram os delegados dos Estados para dar origem à Constituição do país. Fato que ensejou a criação do Museu da Constituição, por nós visitado e cujas fotinhas constam ainda desta postagem.  


Mas a primeira visita que eu fiz foi ao Museu de Arte da Philadelphia. Depois de levar Thico ao local da prova, solicitei à recepcionista do campus que me indicasse um local que eu pudesse visitar naquela manhã, desde que chegasse lá by feet.

Qual não foi a minha surpresa quando, depois de andar algumas quadras enfrentando o frio do outono, avistei, ao longe, uma escadaria enorme que me fez lembrar aquelas do filme de "Rocky Balboa", quando ele está treinando para a luta.

Depois de atravessar uma praça imensa e cheia de árvores, cujas copas atrapalhavam a minha visão, observei um grupo de pessoas tirando fotos de uma estátua... 

Eu estava certa!!!


As minhas suspeitas se confirmaram e olha só a estátua dele aí!! 


E a estátua não é o único marco em homenagem a esse personagem vencedor...



Já dentro do museu, existem também muitas outras coisas interessantes, como os cavaleiros medievais com suas armaduras e espadas...


Até sobrou pra mim... rs



O museu possui ainda obras sobre a cultura Asiática, como a reprodução dessa casa Japonesa (Cunha essa é em sua homenagem, queria que vocês estivessem aqui, é linda!!! Ai de você, se não estiver acompanhando o blog, hein...)  


Por fim, tem a fotinha acima que mostra a vista da entrada/saída do museu. Chata, né?

Mas nossa aventura não parou por aí... O museu que reputo ser o mais interessante dentre os que visitamos na Philadelphia foi o National Constitution Center, já mencionado.


Olha só o galã da Globo que também estava por lá, kkkkkkk

 

O museu conta com exposições temporárias como a acima anunciada, que retrata a arte na guerra. Isso, para mim, já soa como um contrasenso: arte na guerra? Mas, acreditem se quiser, isso existe. Eles encaminham artistas para retrarar os soldados e o dia a dia das guerras. Por mais que esse registro seja importante, sob o aspecto histórico, acredito que nada justifica uma guerra, muito menos o envio de pessoas para ela. Por isso, muito embora este, talvez, tenha sido o museu mais interessante de ser visitado, não recomendo a exposição, salvo se você estiver com muuuuito tempo de sobra...    

Tudo bem, se eles erram em algumas coisas, precisamos reconhecer que acertam em muitas outras. A apresentação que fala sobre a criacão da Constituição e que remonta ao surgimento e formação dos Estados Unidos da América é um aula de história. A projeção feita num lugar que se assemelha a um cinema em formato circular, mesclada com a narrativa feita ao vivo por um homem que vai literalmente contando a história, é simplesmente de arrepiar... pena que fotos não são autorizadas. 



Esta sala reproduz em tamanho natural os delegados dos Estados, reunidos para  criação do texto do documento que, mais tarde, serviria de modelo para a criação do nosso, guardadas as proporções e o momento histórico de cada Nação. Há de se reconhecer a felicidade desses homens ao escolherem as palavras que constam neste documento que prevalece até os dias de hoje, com cerca de apenas 23 emendas...

Precisa falar mais alguma coisa?  

Ah sim... precisa! É preciso dizer do orgulho que eles sentem pelo seu país e que se copiamos o modelo de federação que eles criaram, deveríamos também, porque não, copiar o nacionalismo latente que existe em cada um dos Norte Americanos. Se é pra servir de exemplo, que busquemos os melhores exemplos. Enquanto eles buscam somar, alguns de nós pretendem dividir o país em dicussões preconceituosas sobre a eleição da presidente. Preconceito e discriminação são um péssimo exemplo, inclusive para as gerações futuras. É isso que nós queremos que fique registrado na história do nosso país? Aqui fica o meu desabafo...  


Visitamos também o National Liberty Museum ou "Casa dos Heróis" que conta um pouquinho da vida de grandes nomes da história mundial e da sua contribuição, por intermédio dos seus atos, para um mundo melhor. 


Aqui está uma foto ao lado da "pequena gigante" Anne Frank. Minha velha conhecida desde à visita que fiz "ao esconderijo" na minha viagem para Amsterdã. Pequena na idade, gigante nos pensamentos, divulgados anos após a sua morte com a publicação do seu diário. Ela realmente não poderia faltar. 

 

Outro gigante da história mundial, exemplo de vida e coragem que conseguiu alcançar o que para muitos poderia parecer inatíngivel - Nelson Mandela.


Depois de atravessarmos diversos espaços dedicados a pessoas tão importantes, que tal uma descontraída na área dedicada às crianças, com o jogo de espelhos afixado ao lado da frase: "Find the Hero in You". 


As crianças... a elas deve ser dedicada nossa atenção e total proteção, na esperança de que no futuro tenhamos um mundo melhor. 

  

Pé na estrada, que Washington nos aguarda...

Carol e Thico 

Um comentário:

  1. uhuuuuuuu!!!!!!! a atualização demorou mas chegou... E, DEFINITIVAMENTE, VALEU MUITO A PENA ESPERAR!!!! muitos beijos!!!!!!!

    p.s.: e obrigada queridinhos!!! tb me senti homenageada com a casinha japonesa!!! eu já me sinto mesmo uma gueixa... kkkkkkk

    Juli

    ResponderExcluir