quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Statue of Liberty


É... A última vez que estive na Ilha da Liberdade (Liberty Island) foi em 1994, ou seja, há 16 anos atrás. Tive aqui com meu pai e meus irmãos - Lau e Deco, de quem eu lembro e falo sempre. Recordo-me de algumas poucas coisas. Sei que nunca subimos ao elevado da torre (um espaço no pé da estátua com uma visão dita privilegiada da cidade de NY) e que de lá podíamos usar os binóculos estáticos para observar os prédios da Wall Street. Mas uma coisa eu não lembrava de jeito nenhum - o vento frio que cortava o ar naquela pequena ilha a 20 minutos de Manhattan.

Decidimos fazer o passeio numa manhã de domingo, logo após nos despedirmos de alguns amigos brasileiros que nos fizeram companhia durante esse tempo que estamos aqui. [Um beijo grande em agradecimento a todos eles. Rafa e Thico, Edinei e Vitória, João, Talita e Jean. Valeu galera!] Ou visitaríamos a estátua naquela manhã ou deixariamos ela guardada para termos o que visitar da próxima vez. rs. O problema era que o termômetro de NY estava parado no 4... Isso mesmo! 4 graus na cabeça dos baianos aqui.



De toda sorte, pegamos o metro da linha verde que nos atende aqui no Upper East e descemos toda a ilha de Manhattan até a Bowling Green Station. Chegamos então num lugar conhecido como Water Front, onde se localiza o South Ferry, local para pegarmos o barco até a Ilha da Liberdade e a Ellis Island. Lugarzinho lindo, com imagens recordando a chegada dos imigrantes e o papel que eles desempenharam na construção desse país.

Se o frio tivesse deixado, teríamos visitado o parque com um pouco mais de calma. Mas tava difícil de aguentar a geleira. (ia dizer outra coisa, mas minha mãe e minha sogra são assíduas leitoras desse blog. rs.). Enfrentamos uma fila gigantesca, como normalmente são as daqui, com direito ainda a fiscalização ao estilo dos aeroportos, já que a Estátua pode ser alvo de possíveis atentados terroristas.



Pelo menos as gaivotas, os pombos e as crianças se divertiam enquanto esperávamos a hora de pegar o ferry-boat para ir pra ilha. Ah! Falando nisso. Sou mais o nosso ai, viu? Pelo menos da pra jogar um dominózinho com os amigos tomando uma breja gelada. Aqui, diferente do dai, as pessoas correm para pegar o lugar dentro do ferry. Ninguem suporta o frio do lado de fora. Pelo menos não nesse outono gelado.



Na nossa única tentativa de se aproximar da proa para tirar alguma foto, consegui fazer Carol se sufocar com os cabelos. Etcha que o vento tava que tava.



Foi do barco também que tivemos a vista da Ellis Island. Para quem não lembra esse é a ilha em que Will Smith, no papel de Hitch - o conselheiro amoroso, leva de jet ski a protagonista para conquistá-la, mostrando o livro de registro de ingresso dos imigrantes com a página aberta no nome do avô dela.


Quase 4 horas após termos saído de casa, diga-se de passagem, sem comer nada, chegamos a Ilha da Liberdade famintos e morrendo de frio. Comemos a única coisa que tinha para comer por lá - o velho e americano hamburger. Pelo menos foi um Turkey, né? Ajuda a pensar que vc deu uma aliviada na gordura.

Ouvimos um pouco da história da estátua enquanto comiamos. Alias, ficamos ouvindo um sujeito com sutaque francês e vestido com roupas estranhas conversando com um grupo de turistas. Mostrou uns projetos antigos da estátua, indicou o local onde foi construída e a engenhosidade dos franceses em oferecer no centenário da independência tão majestoso presente. Explicou, ainda, como a estátua foi construída na França e enviada em pedaços para ser montada nos EUA.

Pouco tempo depois, rodando uma das lojinhas de presentes do local, descobrimos que o tal francês estava vestido igualzinho ao escultor da estátua, o Sr. Frederic-Auguste Bartholdi.






Além da visitação, a Estátua oferece uma excelente vista da cidade de Nova York. Os prédios em estilo moderno, altos e espelhados com o mar banhando a ponta ao sul da ilha, fizeram um belo visual para essas fotos.

 

  

Aproveitamos, eu e Carol, para mandar as nossas vibrações para o Bahia subir para a 1a Divisão. Direto de NY para Salvador, na Bahia, a capital da alegria. Bora Bahea Minha Porra!!



Beijos a todos

Thico e Kerol





2 comentários:

  1. Mais bonita que a Estátua, só essa camisa do Baêa!
    hehehehehe

    ResponderExcluir
  2. Inho, acho q as vibrações de vcs não chegaram aqui ainda não, porq não tá adiantando muito não... Deve ser a distância!!!! rsrsrsrs É melhor vcs voltarem, pra torcer mais de perto, na terrinha, pra ver se resolve... rsrsrsrs Beijos!!!!! Juli

    ResponderExcluir